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Poucos artistas vivem da arte xxx

Os especialistas Marta Pérez Ibáñez e Luis López-Aparicio apresentaram o relatório Da actividade económica dos/as artistas, um estudo sobre o setor da arte contemporânea e videos de sexo que tem se perguntado entre mais de 1.100 artistas sobre a sua situação económica e profissional. Quase 50% dos artistas entrevistados declara os rendimentos abaixo do salário mínimo interprofissional (707 euros), e menos de 15% declara que é possível viver só da arte.

Apenas 32% declaram manter relações xnxx estáveis com galerias, e apenas 3% consideram que é satisfatória, e a sua única fonte de renda. O problema do artista português é a falta de colecionadores que apostem pelo investimento em arte. Esta situação revela-se a cada ano em ARCO, onde, desde 1984, os galeristas lamentam a falta de vendas. A feira, que se inaugura no próximo dia 22, é um “miragem perigosa” que mostra apenas um reflexo deformado de uma “moda de segunda mão”, como escreveu Antonio Saura, em um artigo demolidor. “Arco somente poderia existir se a dinâmica cultural e econômica do país o permitir”, escreveu o pintor.

Trabalho precário

Por isso não estranha que, na análise dos dados que se apresentam agora se descubra que são os artistas, “com a sua atividade e suas contribuições indiretas, os maiores mecenas da actividade artística em Portugal”. Outro aspecto importante deste estudo é que permite identificar um perfil de artista jovem, aberto às novas tecnologias, cuja forma de se relacionar com o mercado nos últimos anos, é muito diferente.

A pesquisa também traz luz sobre a influência do gênero na situação econômica dos criadores, a trajetória formativa dos artistas, o grau de precariedade de suas receitas, bem como o grau de desemprego. Esta aproximação à realidade do trabalho dos artistas plásticos espanhóis coincide com a tramitação do Estatuto do artista no Congresso dos Deputados, cuja aprovação visam melhorar a situação de desigualdade do setor cultural em relação aos outros.

Para alguns artistas, o seu objetivo é o de ser “escolhido” e usam parte do seu tempo pensando em como entrar na rede do sistema da arte. Para outros, o objetivo é mudar a forma de operar da arte que não tem benefício público é corrupto.” Também espera Jana Leo teve seis euros para desenvolver sua proposta, que foi destinada a um projeto pensado em três minutos, a proporção temporal de 120 euros/hora, o que lhe dá a categoria de “artista profissional com 25 anos de experiência, com um mestrado em estética, doutorado em filosofia e mestre em arquitetura formada em Princeton”. Três minutos que se completarão em uma manifestação no próximo mês de maio.

Muita ironia

Esse lado irônico e brincalhão é comum a muitas das obras que integram esta exposição. É o caso do coletivo de madrid Miranda & Miron, que introduziram seus 6 euros em uma piñata-mealheiro, disponível para qualquer espectador da exposição. Isso sim, cada tentativa de quebrá-lo, vale um euro. Ou de Obras antibeca, rejeitadas, não executados, sem catálogo e ilegítimas, de Alejandra Valero, uma peça que questiona os certames de arte, como a única fórmula de apoio aos jovens artistas. Tão pungente é a proposta de Nuria Güell, que aluga o espaço que lhe foi concedido com o objetivo de cobrir as suas despesas básicas durante o mês que dura a exposição, com um custo de 5.49 €/dia, o que vale uma dieta básica em Espanha, ou a instalação de Todo o sólido se desvanece no ar, de Angela Quadra, frase construída com moedas de um cêntimo de euro na parede.